Os contratos futuros de moeda são derivativos em que seu valor depende da moeda subjacente negociada no mercado à vista. Por exemplo, EUR/USD ou GBP/USD. Em padronização, os contratos futuros de moedas são praticamente iguais aos outros ativos do mercado futuro como índices, commodities, juros, e são negociados do mesmo jeito.

Os contratos futuros de FX foram idealizados e implementados pela CME (Bolsa de Chicago) a partir de um paper acadêmico intitulado em tradução livre, “A Necessidade de Mercados Futuros para Moedas” (The Need for Futures Markets in Currencies), que foi encomendado para o grande economista da Universidade de Chicago, Milton Friedman. O processo contou com a mão do economista Leo Melamed, que hoje é Chairman da CME. As operações com os futuros de moeda começaram no dia 16 de maio de 1972.

Leo Melamed e Milton Friedman no floor da CME.

Leo Melamed e Milton Friedman no floor da CME.

As cotações dos futuros de moedas acompanham as do mercado à vista, somando um prêmio de risco de é determinado pelo diferencial de taxa de juros do par de moeda. Há algumas diferenças importantes de negociação desses ativos. Por exemplo, os contratos futuros de moedas são negociados em bolsas, como a CME, enquanto que as moedas à vista são negociadas principalmente através de corretoras e dealers, formando o conhecido mercado descentralizado de câmbio.

Os futuros de moedas não sofrem de alguns problemas que o mercado à vista de FX voltado para pessoa física (“Contratos por Diferença” – CFD) sofre, como corretoras desonestas, não há proteção contra grandes oscilações (“circuit breaker”), negociação de CFDs banidas em muitos países (EUA, por exemplo), modelo de execução pouco transparente e precificação descentralizada.

Por outro lado, negociar neste mercado é muito mais flexível, já que muitas corretoras oferecem boa alavancagem, spreads baixos, plataformas, market data e treinamentos gratuitos, e também operar com pouco capital e lotes fracionados. O trader pode operar com lotes múltiplos de $1000, e, tem a flexibilidade de ajustar a posição conforme desejar.

No mercado futuro de moeda, só é possível operar um contrato padrão, por exemplo, ao enviar uma ordem de compra de 1 lote do contrato de Euro FX, o trader vai ter uma posição alavancada que equivale à 125.000 euros.

É possível operar os contratos micro e mini de euro, mas a liquidez é um pouco baixa e os spreads são altos, porém, o tamanho da exposição e valor do tick é menor que no contrato padrão. Além disso, os traders terão de usar uma plataforma do broker pagando pelo market data, ou, contratando uma plataforma mais profissional para operar.

Um mercado não é melhor que o outro. São ferramentas que hoje em dia estão disponíveis para qualquer trader.

Preço do Contrato, Liquidação e Cálculo de Posição

Os futuros de moedas têm seu valor baseado na taxa de câmbio do par negociado no mercado à vista e tem a posição liquidada em moeda do ativo subjacente. Por exemplo, o contrato futuro de Euro tem seu valor derivado da cotação do EUR/USD.  Quando o contrato está para expirar, os traders podem rolar a posição para o próximo vencimento ou tê-la liquidada de acordo com os termos da do contrato negociado em bolsa. Os day traders normalmente não seguram uma posição até o vencimento, já que abrem e fecham suas posições no mesmo dia. Portanto, eles não se preocupam com o processo e preço de ajuste diário e nem com a liquidação ou rolagem no vencimento.

O lucro ou prejuízo no mercado futuro de moeda é calculado muito similar ao mercado à vista: é a diferença entre o preço de entrada e saída em ticks, multiplicado pelo valor do tick, multiplicado pelo número de contrato da posição.

Por exemplo, vamos considerar que um trader comprou dois contratos futuros de Euro à 1.14700 e depois os vendeu à 1.14740. Isso são 8 ticks (oscilação mínima de .00005) de lucro, e cada tick desse contrato vale $6.25 USD. Portanto, o lucro é de $6.25×8, multiplicado pelo número contrato, que é 2. Então, o lucro desse trade foi de USD 100.00 em 8 ticks.

É possível que outros contratos futuros tenham valores de tick diferentes. Para isso é preciso estudar a especificação de cada ativo no site da CME.

Margem

A margem dos contratos futuros funciona igual no Mercado de Derivativos brasileiro (B3). Em qualquer contrato futuro de moeda, a margem se refere ao valor que o trader deve manter na conta com a corretora para abrir uma posição.

Para operar um contrato do Euro Futuro no day trade, uma corretora pode exigir do trader uma garantia em conta de USD 500 até USD 1.500. A margem pode variar de corretora para corretora (mesmo tendo um valor mínimo definido pela bolsa). Para segurar uma posição de um dia para o outro (“overnight”), essa margem vai para no mínimo $1.000 até $3.000, dependendo da corretora e condições de mercado.

A margem de garantia não é um custo. É como um “depósito caução” mantido pela corretora para cobrir qualquer prejuízo que o trader possa ter. Logo que a operação for encerrada, a margem estará disponível na conta.

Contratos Futuros Moedas Mais Negociados

Abaixo a lista com os contratos futuros de moedas mais negociados na CME:

  • EUR – Futuro de EUR/USD
  • GBP – Futuro de GBP/USD
  • JPY – Futuro de USD/JPY
  • CHF – Futuro de USD/CHF
  • AUD – Futuro de AUD/USD
  • CAD – Futuro de USD/CAD

Há outros contratos futuros disponíveis na CME, incluindo os contratos menores, mini e micro de moeda.

Concluindo

Os contratos futuros de moedas são uma forma regulada e centralizada de um trader explorar as oscilações do mercado cambial. O futuro de moedas tem seu movimento mínimo nos chamados ticks, e cada tick de movimento tem um valor. Quantos ticks são ganhos ou perdidos determinando o resultado de um trade.

Para abrir uma operação com contrato futuro de moeda, o trader deve ter um depósito de garantia na conta com uma corretora de futuros, chamada margem de garantia. Há muitos contratos futuros de moedas disponíveis para negociação na principal bolsa de futuros do mundo, a CME – gira em torno de 100 bilhões de dólares (nocional) em FX por dia –, e antes de operar nesse mercado, o trader deve conhecer todas as especificações de cada ativo no site da bolsa e conhecer o contrato com a corretora de futuros.

Comentários

Comentários